quinta-feira, 20 de maio de 2021

A visita do Presidente de Portugal, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, à Guiné-Bissau, foi uma visita histórica, sem retóricas nem complexos...

 Por, Escritor guineense, Fernando Casimiro

 

A visita do Presidente de Portugal, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, à Guiné-Bissau, entre 17 e 18 de Maio de 2021, afinal, sempre serviu para, numa constatação factual, legitimar Verdades sobre Mentiras, relativamente ao Bloqueio da Guiné-Bissau entre 2015 aos dias de hoje, com repercussões na vida política, social e económica do país, mas também, e não menos importante, em prejuízo da Afirmação da Guiné-Bissau no Concerto das Nações!

 

Como é que o líder do maior partido político da Guiné-Bissau continua a querer ser o único dono de todas as Verdades e, consequentemente, merecedor de todas as Razões, face às suas derrotas políticas, pondo em causa as Instituições da República da Guiné-Bissau; Países Amigos e Parceiros da Guiné-Bissau, mas também, Chefes de Estado e Distintas Personalidades Mundiais?

 

Como querer ensinar Direito Constitucional e Direitos Humanos a um Professor Catedrático, jubilado, de Direito Constitucional, político e governante, experimentado; HOMEM HUMILDE, de CARÁCTER, POR EXCELÊNCIA; Presidente da República de Portugal, apenas e só, por ser ele mesmo e não quem alguém, habituado a manipular consciências, queria que fosse, em benefício dos seus interesses?

 

Porquê manipular e instrumentalizar cidadãos guineenses, dentro e fora de portas, contra o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, ignorando, por um lado, Portugal, que nunca fechou portas a nenhum Guineense e, por outro, o Pluralismo, a Diversidade, como sustentos da Democracia?

 

Onde está o Sentido de Estado?

 

Porquê a doentia pretensão de querer estar sempre acima da Guiné-Bissau, do Povo Guineense, e das Leis da República, em nome dos seus caprichos, quiçá, dos seus interesses?

 

Urge acabar com a estratégia encomendada e promovida por certos políticos guineenses contra o Progresso e o Bem-Estar do seu próprio Povo, que tem, muitas vezes apoio de órgãos de comunicação social públicos, de Países como Portugal, por exemplo, através da RTP- RDP-África! É preciso que o Presidente da República de Portugal saiba disso!

 

Urge condenar/repudiar o aproveitamento oportunista, dos Direitos Humanos e Fundamentais, por certos políticos, na instrumentalização de cidadãos e órgãos de comunicação social da Guiné-Bissau para provocações ao exercício do poder coercivo institucional, que incluem insultos e ameaças de morte ao Presidente da República, mas também, a todos os cidadãos que pensam diferente deles, para depois, condenarem as actuações das intervenções coercivas, por saberem que a intolerância aos insultos e às ameaças de morte na Guiné-Bissau por mais que se fale de Estado de Direito, continua a ser resolvida pela justiça das próprias mãos (e não do Estado), e em função do poder do mais forte.

 

Depois de se servirem de cidadãos como "carne para canhão", apressam-se a denunciar abusos e violações aos Direitos Humanos na Guiné-Bissau...

 

A história já é antiga, muito antiga, para continuarmos a deixar que o DIREITO ignore, ou, se sobreponha ao DEVER, numa perspectiva igualitária do RESPEITO por AMBOS, pelo CIDADÃO!

 

Pois bem, da visita de Estado: Históricas, DE FRATERNIDADE, AMIZADE E SEM COMPLEXOS, do Presidente da República de Portugal à Guiné-Bissau, eis algumas TESES que sustento, com convicção e que espero, venham a merecer estudos e desenvolvimentos políticos, sociais e outros, de gente dedicada à Academia do Conhecimento, mas também, de Políticos e Governantes Guineenses; de Países e Parceiros da Guiné-Bissau.

 

Vejamos, pois, as Teses que a seguir deixo à consideração dos meus leitores e, ou, dos interessados, entre Verdades e Mentiras, salvaguardando o Direito à Discordância, por via do Pluralismo!

 

1. A confirmação da Verdade de todas as verdades sobre o desígnio político-ideológico do PAIGC: "Se não estás connosco, é porque és contra nós". O Presidente da República de Portugal, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, certamente não tinha conhecimento desta tese, mas creio que não ficará indiferente a esta constatação...!

 

2. A Mentira sobre a alegada defesa da Democracia e do Pluralismo Político-partidário; da Inclusão e da Tolerância, numa perspectiva de fazer da Política, uma Ferramenta/Ponte, de Comunicação e de Diálogo, visando servir o País e as Populações. Viu-se, vimos todos, e o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa também deve ter visto...

 

3. A Mentira sobre o Compromisso para com o País, a Guiné-Bissau, e com a Defesa do Interesse Nacional. Obviamente que não passou despercebido a ninguém "o virar de costas" dos mal-intencionados relativamente à Afirmação do seu País e, muito menos ao ilustre hóspede que a Guiné-Bissau acolheu como se fosse seu próprio filho e os Guineenses acolheram como se fosse irmão de sangue...

 

4. A verdade sobre a Mentira dos diversos "julgamentos" e "condenações" ao ex-Presidente da República da Guiné-Bissau, entre 2014 - 2019 tido como "único culpado" face às sucessivas crises em que um dos protagonistas, à época, continua a ser, nos dias de hoje, o promotor-mor de mais tentativas de bloqueio e desestabilização da Guiné-Bissau.

 

5. A Verdade sobre quem ordenou o bloqueio da Assembleia Nacional Popular durante a maior parte de toda uma legislatura, depois da sua exoneração do cargo de Primeiro-ministro em Agosto de 2015, passando a fazer "guerra" institucional aberta ao então Presidente da República da Guiné-Bissau, Dr. José Mário Vaz.

 

6. A Verdade sobre a Mentira, face à Manipulação e à Instrumentalização: política e social, sobre deturpações e falsas acusações relativamente à Guiné-Bissau, no intuito de atingir os rivais políticos.

 

7. A Verdade sobre o porquê de a CEDEAO, a União Africana, o Senegal, a Nigéria e Cabo-Verde, por exemplo, entre Organizações e Estados, passarem a ser acusados de serem "legitimadores" do Presidente da República eleito da Guiné-Bissau, General Umaro Sissoco Embaló. O Presidente da República de Portugal, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa já está a par da inclusão de Portugal no lote de "legitimadores" do Presidente Sissoco Embaló... Provavelmente nunca lhe passou pela cabeça que, pessoas que se dizem conhecedoras da Política e do Direito, numa perspectiva científica, fossem tão vulgares academicamente falando, e espantosamente, admiráveis na sustentação do senso-comum.

 

Resumindo e concluindo:

A visita de Estado do Presidente da República de Portugal à Guiné-Bissau, trouxe à tona a Verdade sobre quem, de facto, quer que a Guiné-Bissau continue bloqueada, marginalizada, desrespeitada e excluída (face aos seus Direitos e aos seus DEVERES, enquanto ESTADO SOBERANO), no Concerto das Nações!

 

Numa perspectiva Social, esta visita veio confirmar que o Povo Guineense (não estou a falar das claques de "deuses políticos" e dos partidos políticos), precisa e merece ser ajudado!

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.