terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

FESTA DI N’TURUDU: RESULTADO DO CONCURSO DESFILE NACIONAL DA GUINÉ-BISSAU DO CARNAVAL 2016

O Grupo cultural “Netos de Bandim” foi vencedor do desfile nacional do Carnaval 2016, realizado em Bissau esta segunda-feira, 08 de Fevereiro, sob o lema “Resgate e valorização da cultura – Guiné-Bissau terra de N’turudu” e receberá como prémio uma soma de oito milhões de francos CFA (12 mil Euros).

No segundo lugar do desfile nacional figura o grupo “Chão de Pepel/Varela”, e garante o prémio no valor de seis milhões de francos CFA.

O grupo que representou a região de Biombo posicionou-se no terceiro lugar e vai receber quatro milhões de francos CFA como prémio.



 O desfile da maior manifestação cultural da Guiné-Bissau, serviu para exibir Nturudus (máscaras) e danças tradicionais de diferentes grupos étnicos que constituem o mosaico cultural guineense. O grupo vencedor fez demonstração de arte na dança, sobretudo das etnias Fula e Balanta (kussundé). Os jovens dançarinos fizeram vibrar o público presente com façanhas, acabando por convencer os júris. “Netos de Bandim”, também vencedor do desfile de setor autónomo de Bissau, concentrou-se apenas na apresentação de danças tradicionais de diferentes grupos étnicos do país, não apresentou nenhuma máscara (N’turudu) para o desfile.


BUBAQUE VENCE O CONCURSO DE MÁSCARA (NTURUDU)

O sector de Bubaque (região de Bolama/Bijagós) venceu na categoria de máscara, através de Nturudu número 23 e leva o prémio de dois milhões de fcfa. A máscara foi convencionada de forma artesanal com o pau, ilustrando várias imagens com diferentes significados.

A segunda máscara (número 08) premiada pertence ao grupo “Sintrense Unido”, valendo um milhão e quinhentos mil FCFA.


A terceira máscara mais notada é do grupo que representou a região de Cacheu, N’turudu n° 16 e será gratificada com prémio de Um milhão de Francos CFA.


Após a divulgação dos resultados, o presidente da Comissão Organizadora do Carnaval edição 2016, António Spencer Embaló agradeceu todos os parceiros que apoiaram directa e indirectamente o evento, destacando o Governo da Guiné-Bissau, que assumiu o patrocínio do carnaval.


No total 12 grupos, no qual 3 de Bissau mais oito regiões e Bubaque participaram no concurso de desfile nacional, fazendo a trajetória na Avenida Combatentes da Liberdade da Pátria, de cruzamento do Hotel Ledger Plazza (ex-Hotel Líbia) a entrada de Bairro de Ajuda, com o palco central frente à Cúria Diocesana de Bissau. IBD com Odemocrata

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.