quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Faleceu o brigadeiro general Bitchofula Na Fafé

As Forças Armadas Revolucionários do Povo da Guiné-Bissau (FARP) estão de luto!

Faleceu na madrugada de quinta-feira, 26 de janeiro em Bissau, o Brigadeiro General na reserva, BiTchofula Na fafé, vítima de “ataque cardíaco”. 

Nascido a 13 de janeiro de 1949 em Catió Sul do país, Na Fafé aderiu a luta armada de libertação nacional em 1962 nas matas de Cabelol, sob comando de General, Nino Vieira, também morto.

Em 1973 foi contemplado com uma bolsa de estudo militar na antiga URSS e em 1975 fez parte do grupo que seguiu à Cabo-Verde para assegurar a transição politica até a independência desse país irmão.

Em 1976, o general Bitchofula beneficiou de uma bolsa de formação no domínio de polícia da investigação e de segurança pública na antiga Checoslováquia, com a duração de um ano e dois meses. Após ter regressão em Bissau em 1986, o general foi preso sob acusação de conspirar contra o regime “ caso 17 de Outubro” onde vários oficiais militares foram assassinados. Em consequência, foi condenado a Ilha de Carás, Arquipélagos de Bijagós para cumprir uma pena de sete anos de serviço social obrigatório. Já em 1990 beneficiou de amnistia e foi posto em liberdade com outros presos desse misterioso caso.

Um ano depois, Na Nafé foi reintegrado no Comissariado-Geral da POP como Adjunto Chefe do Gabinete Jurídico.

No conflito político-militar de 1998, o general voltou a ser preso pelas forças governamentais acusado de colaborar com então “Junta-Militar”.

Em 2000 recebeu o patente do coronel, mais tarde foi promovido à Brigadeiro General e Comissário-Geral da Policia da Ordem Publica e finalmente à Major-general em seguida Conselheiro do Primeiro-ministro para área de segurança.


Finalmente em 2012, Bitchofula Na Nafé decidiu voluntariamente partir para a reserva, caso inédito nas forças de defesa e segurança dando assim, uma verdadeira lição de moral, e patriotismo, até a sua morte

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.