sexta-feira, 6 de junho de 2014

O Primeiro-ministro da República Democrática de Timor-Leste (RDTL), Kay Rala Xanana Gusmão, iniciou esta sexta-feira uma visita oficial de três dias à Guiné-Bissau


IBDÀ chegada, estava o Representante Especial do Secretário-geral da ONU, José Ramos-Horta e antigo Chefe de Estado Timorense.

No Aeroporto Osvaldo Vieira em Bissau, uma numerosa comitiva composta pelo Primeiro-Ministro de Transição, Rui Barros, o Ministro da Presidência, Fernando Vaz, o Chefe da diplomacia, Delfim da Silva, vários outros membros do Governo, chefias militares e das forças de segurança, assim como representantes de organizações internacionais e corpo diplomático.

Xanana Gusmão cumprimentou todos os presentes, incluindo membros da Selecção Nacional xg-in-gbGuineense de Futebol, que recentemente conquistou o apuramento para a fase de Grupos da CAN, Taça das Nações Africanas, tendo recebido um donativo por parte da Agência de Cooperação de Timor-Leste, um organismo estatal da RDTL que tem estado a ajudar a Guiné-Bissau, em vários domínios, numa missão solidária para com o pais irmão.

Aos jornalistas, Xanana Gusmão, em breves declarações, destacou que um dos objectivos desta deslocação, consiste no convite que vai entregar ao novo Presidente-eleito e ao Primeiro-ministro indigitado, respectivamente, José Mário Vaz e Domingos Simões Pereira, para participarem na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, em 23 de Julho, ponto alto do início da Presidência Timorense da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa.

Xanana terá reuniões de trabalho com destacadas figuras do poder vigente na Guiné-Bissau, chefias militares e representantes de outras instituições, onde passará em revista o quadro de cooperação bilateral entre os dois países, e dar continuidade ás relações entre os dois Estados.
 

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.